ADFDAF.png

SALA MULTIFUNCIONAL

PROJETO – A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO SUPORTE DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM TGD


por Regina Noeli Dick Trevisan

INTRODUÇÃO



Diante dos crescentes desafios propostos à educação, o processo inclusivo requer que os sistemas de ensino busquem alternativas capazes de motivar a ensinar numa perspectiva de interação com todos os recursos disponíveis. Cabe à escola usar métodos diferenciados para atender as necessidades educacionais de seus alunos, e nessa prerrogativa, a sala multifuncional propõe uma metodologia diferenciada para desenvolvimento intelectual dos alunos com TGD, buscando no suporte tecnológico de informação, uma forma de aprimorar as áreas do conhecimento voltadas à leitura e escrita.
O trabalho com os alunos será desenvolvido buscando “signos” de interesses dos alunos, e após a identificação dos mesmos, o professor irá direcionar os diversos níveis de conhecimento, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis nos sistemas de informação apoiados em suporte como fotos, imagens e produções de vídeos como uma alternativa que a proposta foca de valer-se de itens motivacionais a esses alunos que por suas características tendem a não demonstrar interesses por métodos comuns de ensino
Inovar para garantir a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, é o grande desafio da proposta.

OBJETIVO GERAL
Usar recursos tecnológicos como meio de alfabetização para alunos com TGD;
Identificar “signos” de interesses dos alunos para estabelecer relações de aquisição do conhecimento;
Estimular a criatividade do aluno com TGD, direcionando os conteúdos para novas alternativas de aprendizado e socialização do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar os “signos” identificados como objeto de interesse do aluno e propor a execução de diversas atividades que serão fixadas no processo de alfabetização;
Motivar o aluno a socializar suas atividade, buscando num primeiro momento a interação com a equipe técnica administrativa da escola, a família e os colegas de sala;
Desenvolver atividades intrínsecas dos processo de alfabetização no contexto do trabalho do aluno de forma que a aprendizagem ocorra ludicamente sem uma identificação da ação.

METODOLOGIA
Em momentos diversos observar quis os “signos” de relevantes significados para o aluno com TGD, dialogar com o mesmo buscando confirmar seu interesse por determinado símbolo, (animais, super-heróis, carros, etc...)
Apresentar e propor para o mesmo a organização de uma coleção desses “signos”, e partir da formação desse núcleo de interesse, motivá-lo para interagir com os mesmos, direcionando o foco do conteúdo que se pretende trabalhar.
Feito essa interação, dialogar com o propósito de elaborar um roteiro dentro do contexto de seu personagem para elaboração de um contexto histórico que subsidiará a sequencia das atividades.
Após listagem dos pontos principais do texto, (utilizando com apoio do professor do editor de texto no computador), fotografar os personagens seguindo o roteiro dos acontecimentos, e produzir o vídeo que será o resultado do trabalho desenvolvido.
Durante o processo de elaboração, manter o aluno focado no resultado final, que é a socialização do texto postado em site social. É importante em todas as fases ir aprofundando o conhecimento, destacando palavras e trazendo o aluno para a fixação da escrita e leitura, objetivo principal do projeto.

RECURSOS UTILIZADOS:
COMPUTADOR COM IMPRESSORA E ACESSO À INTERNET
MÁQUINA FOTOGRÁFICA
SOFTWARE PARA FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
FOLHAS DE PAPEL A4
“SIGNOS” DE INTERESSE DO ALUNO
LÁPIS DE COR
LÁPIS PRETO
CANETAS ESFEREOGRÁFICAS
SOM

AVALIAÇÃO
Levando-se em consideração as características do aluno com TGD, a avaliação será procedida em todas as fases de desenvolvimento da atividade. Será considerado o interesse do aluno pelo seu projeto e o nível de conhecimento adquirido com os elementos cognitivos apresentados, ponderando sua capacidade de atender os objetivos do projeto na identificação de leitura de palavras.

LISTA DE ATIVIDADES
Atividade 1Atividade 2Atividade 3
Atividades em VídeoAtividade 4Atividade 5Atividade 6Atividade 7Fotos dos alunos realizando as atividades:Fotos